segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Duas pernas amputadas ganha direito de competir nos Jogos Olímpicos


Por Anastacia Mott Austin

Ele é conhecido como "Blade Runner" em sua terra natal, a África do Sul.

Runner Oscar Pistorius, 21, venceu seu apelo contra a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), esta semana, e do Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) declarou que ele poderia legalmente competir no Jogos Olímpicos de Pequim, se ele pode atender o tempo de qualificação .

Uma decisão anterior pela IAAF declarou que a curva, lâmina-like "Cheetah Flex Pé" próteses de Pistorius usa para executar lhe deu uma vantagem não disponível para outros atletas.

"Ele tem vantagens consideráveis ​​sobre atletas sem próteses", disse Gert-Peter Brueggemann, um especialista da Universidade de Desporto Alemã em Colônia, a jornalistas. Brueggemann disse que a "chita" membros eram muito mais eficientes do que os pés regulares outros atletas são forçados a usar. Brueggeman indicou que as próteses tinha um índice de eficiência de 90 por cento, em oposição a 60 por cento para ol liso pés humanos.

"O fato de que ele ainda corre nos mesmos horários, como os outros corredores é devido a suas próteses", disse Brueggemann.

A IAAF inicialmente acordado, com alguns oficiais apontando que membros artificiais se encaixam na mesma categoria como esteróides ou outros produtos de melhoria de performance.

Mas Pistorius respondeu que os membros são o que trazê-lo ao mesmo nível que outros os atletas normais, e não acima. Sua alegação é que suas próteses são as pernas, e só deixá-lo para a etapa até o portão de partida ao lado de outros atletas, e negar-lhe a oportunidade de competir é discriminatória.

O CAS concordou e decidiu que Pistorius pode competir com atletas sem deficiência nas rondas de qualificação para os Jogos Olímpicos de verão.

Pistorius ainda tem de colocar um tempo de execução que o qualifica para o ingresso em Jogos Olímpicos. Ele precisa de um tempo de 45,95 para a corrida de 400 metros, e seu pessoal melhor até agora foi 46,46.

Ele é duvidoso que o inferno será capaz de retirá-lo, como parte de seu tempo, recentemente tem sido gasto lutando seu caso em vez de formação. "Eu perdi toda a temporada Sul-Africano. O período de tempo é muito curto. Vai ser muito difícil para me qualificar", disse Pistorius aos repórteres.

A vitória de Pistorius vem na esteira de um outro Sul-Africano amputado e atleta de qualificação para competir nos jogos de verão. Nadador Natalie Du Toit, que perdeu parte da perna esquerda em um acidente de 2001, se classificou para a corrida de 10 quilômetros da água aberta, que está fazendo sua estréia nos Jogos de Pequim. Du Toit não usa próteses e, portanto, não tem que provar seu caso a ninguém, exceto o relógio durante a corrida de qualificação.

Embora ele sabe que pode não ser rápido o suficiente para executar este Verão em Pequim, Pistorius continua entusiasmado com a decisão, dizendo que está muito atrasada, e que se ele não pode se qualificar para este Olimpíadas anos ele estará de volta em 2012.

"Eu não acho que" realmente feliz ", descreve ele. Estou muito feliz", disse Pistorius aos repórteres. "A batalha já se arrasta por muito tempo. É uma vitória para o esporte em geral. Acho que este dia vai ficar na história."

"Agora eu posso definitivamente dizer a verdade saiu. Tenho a oportunidade mais uma vez para perseguir o meu sonho dos Jogos Olímpicos, se não for 2008, em 2012."

Nenhum comentário:

Postar um comentário